Bate-papo temático - Amizade virtual e virtuosa... - Com Thó*!

Fonte de imagem: Comendo e vomitando ideias
Tenho pouca experiência com amizades a distância... Na verdade nunca tinha feito isso, e quando comecei vi que me sentia mais a vontade com os amigos de longe do que com aqueles do dia-a-dia.
Com certeza tem um certo charme, da saudade, por exemplo.
Ou de você poder sei lá... despejar um bocado de coisa pra um ilustre-semi-desconhecido antes mesmo que os laços possam se estreitar.
A maioria dos meus amigos são de rede sociais... Os primeiros foram de Twitter... Depois da rede do OTM e por último do facebook... Eu gosto de falar sobre tudo com eles, principalmente os mais cultos.
Sabe aqueles caras que num chegam dizendo que tu é mó gostosa e eles querem pá em tu.
Eu tenho preconceito... Se o cara diz "oi, gata/linda/tc de onde", eu bloqueio.
É, redes sociais super servem pra isso mesmo... eu tentei me aproximar de artistas e críticos. Mas não rolou. Mas serviu muito pra manter amizades antigas que o tempo afastou. E, por incrível que possa parecer, nunca chegou nenhum cara me chamando de gatinha linda. Então não tive que exercer tanto quanto as moças a arte de bloquear inconvenientes. Apenas não aceito desconhecidos, geralmente.
Eu tenho 2 perfis...
Quando eu vejo que a amizade vale a pena, eu adiciono no outro.
Nos dois você fez o mesmo tipo de amizades?
Não... Em um, só amigos muito próximos, no outro pessoas que não conheço.
Boa estratégia, creio.
Isso de amizade distante é curioso: lembrei agora de um site, no qual me inscrevi pra exercitar meu alemão, que você trocava e-mails com alguém do outro lado do mundo.
Livemocha
Eu já tive um livemocha... Cheguei a falar por vídeo com um italiano.
Lembro que do nada, num momento meio difícil que passei, chorei minhas mágoas em alemão e inglês. Foi muito bacana encontrar gente solidária do outro lado do Atlântico. 
Mas no meu caso só escrevia. Aliás: acho que esse componente desconhecido é grande parte das amizades á distância.
Lembro de um amigo que uma vez recebeu uma ligação, atendeu, ninguém respondeu... o número era desconhecido. E aí ele começou a falar de toda a sua vida pro desconhecido do outro lado que só respirava. Vá se entender, né? Mas acho que isso do desabafo é importante para algumas pessoas.
Uma vez me mandaram uma mensagem. Eu não reconheci o número, mas perguntaram como eu tava!
Cara, eu desabafei.............
No fim do dia eu descobri de quem era o número e não foi legal.
Pois é... Acho que as instituições reconhecem isso: é parte do que faz a confissão ser efetiva e é parte do que permite a relação de análise com o psicólogo também, essa relação com outro ser humano que não é próximo.
Mas, claro, há o risco: quando você não conhece a pessoa ela pode usar essas informações para o 'mal'... no caso dos psicólogos, tem um código de ética para garantir que isso não aconteça e no caso da igreja tem um código semelhante também, salvo engano. mas quando é uma iniciativa tomada entre duas pessoas no encontro sem mediação institucional, há riscos.
Há riscos entre a gente?
Acho que é por isso que a gente sonda né? O tipo de informação que partilha pra ir vendo se a pessoa é confiável, sei lá...
Quando eu falei: "peraí, vou cagar"... O que tu podia fazer?
Nada, acho...depende da informação que a pessoa passa, e de para quem passa.
Hummm
Tipo, todo mundo vai ao banheiro, por mais que soe estranho se ouvir, mas não é uma confissão.... e também... depende de se a outra pessoa também se abre com você, né?
Todo mundo faz sexo
hahahaha
Por mais que não fale também.
Nem todo mundo. Tem quem faça nunca, ou pouco...
Tá, não joga na cara...
Acho que por isso que é tabu, é o único instinto 'opcional'. Tipo... se você não se alimenta, morre... mas dá pra viver uma vida inteira sem fazer sexo né?
Péra...
Dá não não...
hahhaha
Tem quem passe ué...
Enfim... Acho que amizade a distância (era esse nosso assunto Thó), dá certo exatamente por não vermos a cara da pessoa todo dia.
A gente acaba falando mais do que devia, porque ela não olha nossa cara (quando não rola webcam).
Sim, sim, acaba que às vezes a distância deixa a gente mais a vontade.
E é como uma amiga disse: se quem mora longe morasse perto, seria vizinho e seria tão chato quanto um.
Fora que, digitando as pausas não são constrangedoras
kkkkkkkkkkkkk
A gente pode simplesmente ignorar o que não gosta
O post tá enorme
Concluindo......
Quais tuas palavras finais?
Acho que amizade à distância rola sim e pode ser ótima, mas tem um funcionamento diferente das amizades próximas. E você, que conclui desse papo?
A gente não daria certo se tu morasse perto.... Minha TPM é horrível na vida real.
hahahahah, ela é horrível digitalmente também.
...
_______________________
* Thó é meu psicólogo de hangout... me ajuda pá porra nas paradas da minha TPM... É chato e queria revisar tudo... Odeio ele. Hunf! O abestado num deixou nem eu botar o link do blog dele!!! Deixou nem eu tirar nossa foto de caneca no Hangout!