Bate-papo temático - Preconceito, conceito e falta de assunto - Com Ruan Marcus*

Fonte de imagem: Não há liberdade, apenas uma nova divisão
Muitos religiosos se baseiam na Bíblia pra julgar alguém. 
Dizer que isso é certo e aquilo errado! Minha religião está mais próxima da verdade do que a tua, etc.
Mas ninguém vê as questões mais... Práticas dos ensinamentos de Cristo!
Amar o próximo como a ti mesmo... Respeitar!
Na verdade, amar e respeitar é redundante... Quem ama respeita e pronto!
Isso não se encontra só na religião, talvez a religião seja a mais conhecida. Eu particularmente observo que as pessoas costumam usar um conjunto de valores para enquadrar os outros, exemplo: eu posso partir de um ponto de vista religioso, tu do ponto de vista moralista, psicologizante, etc.
É como ficassem oscilando na barreira dessas regras: eu dissemino um conjunto de ideias, quero que outros sigam essas regras, mas fico fugindo delas, transgredindo.
Verdade, quem cria as regras são os primeiros a quebrá-las.
Sim, mas acho que todo mundo faz isso, pelo menos os verdadeiramente humanos ou não, talvez alguém nunca tenha transgredido seu conjunto de regras, etc.
Será que realmente elas não transgridem suas regras? Eu mesma já estabeleci regras de "boa conduta" que fiz só pra amigos. Tipo, eles não seguem, eu fico com raiva deles e paro de falar. Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, eu nunca me comporto de acordo com elas!
É muito fácil criar regras pros outros, geralmente nos relacionamos com eles a partir de interesses comuns, preconceitos, intuitos... Por isso esperamos que eles se "comportem" da maneira que estabelecemos para nós mesmos! É uma coisa meio doida, mas acho que a gente pensa que conhece alguém. A gente dá crédito a imagem que cria de alguém e acaba percebendo que nunca conhecemos muito sobre alguém.
Criamos regras, conceitos, desenhamos, fazemos plástica na pessoa pra ela ficar perfeita... E ela vacila!
A gente se preocupa muito com o que o outro "que amamos como é" está sendo, foi ou será... E se esquece que nós mesmos fugimos das expectativas criadas pelo outro... Independente do livro que ela use pra te informar que tu tá errado...
Como já dizia Sartre "O inferno são os outros", isto é, a gente acaba fazendo confusão ao se relacionar com alguém  quando partimos do ponto de vista de "conhecedores oniscientes" do que o outro é.

_______________
* Ruan Marcus é meu miguxo de trabalho. Estudante de psicologia pela Universidade Federal do Maranhão e autor do blog "Confissões de um jovem solteiro".

Comentários

Postar um comentário

Comenta aí! *-*