[As coisas da Bibliô] Dicas e gambiarras pra normalização - pequenas dúvidas...

Fonte de imagem: Toda Letra
Quando criei esse tópico no blog, meu objetivo era aprender mais e ensinar o que sei... A maior parte das dúvidas que me mandam é em relação ao uso do word, como aplicar a norma no word! Eu fui abençoada com um professor lindo de informática, me apaixonei por ele e, tipo, tentei ser a melhor aluna da turma pra impressioná-lo... Daí aprendi truques básicos... rsrsrs Aprender a mexer no word requer uma grande motivação... E, tipo, ele era lindooooo... 1,84 de altura (vi no orkut dele) kkkkkkkk...
Voltando!
Tô tentando responder o "baseado em quê eu me sinto gabaritada pra responder dúvidas"... Baseada em nada. Eu exponho o pouco que sei na esperança de também ter respostas! Eu não sou profissional, não consegui me formar ainda, mas tive um bom curso de informática, sou curiosa e continuo aprendendo!
Dúvidas de normalização eu respondo o que sei, o que não sei demora mais, eu busco livros, profissionais... tento ajudar, mesmo que demore dias!
Minhas colegas de turma sempre me procuraram pra tirar pequenas dúvidas e eu sempre respondi... Resolvi fazer isso com os leitores desse blog. Afinal, ajudar os outros é uma forma de estudar, e eu sou estudante! Bora!
Qualquer coisa me emeia! solcarvalho86@gmail.com.
Enfim, depois de longa explicação desnecessária... E uma pouco de ... MEU DEUS! JAY VAQUER TÁ ON NO SKYPE!!!!.... voltamos às dúvidas!

:: Colocar nota de rodapé

Muita gente me pergunta isso... Vou tentar achar aqui como colocar no modo normal, pois eu só sei por atalho. Eu coloco o cursor depois da palavra que puxa a nota e teclo Ctrl+Alt+F. Tudo junto (segura as três teclas). Aí fica automático. Antes eu tinha dificuldade, porque a bibliotecária que trabalhava comigo dizia que tinha que ser 3 centímetros, mas ficava 5! Mas parece que a norma mudou... Fui confirmar pra não falar besteira em nome dos outros (que profissional!). Veja a norma de Trabalho Acadêmico:
5.3.1 Notas de rodapé
As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.  ~> NBR 14724/2002

5.2.1 Notas de rodapé
As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor. ~> NBR 14724/2011
Como eu disse, quando eu não usava esse atalho, eu inseria a nota de rodapé, dava underline até dar 3 centímetros, teclava enter e escrevia.  =P
No Word XP, eu não sei... 
Mas no Word 2007, tu coloca o cursor depois da palavra que puxa a nota e vai na guia referência - e clica em inserir nota de rodapé!


:: O ponto pós-citação

Perguntaram se o ponto após a citação vem antes ou depois das aspas...
Cara, outro dia tive um problema com um cara que eu tava "orientando" exatamente por isso. O ponto é antes e depois da aspas. Só que essa não é uma norma da ABNT... No item 5 (Regras gerais de apresentação ~> NBR 10520/2002), há uma nota de rodapé que diz: "O uso do ponto final após as citações deve atender às regras gramaticais.". Isso é uma coisa que me deixa muito na dúvida também... Mas, sempre vejo os exemplos da própria norma e sigo.
Veja o exemplo da norma de citação: 
“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).
Se você não sabe usar aspas como eu, recomendo a leitura do texto do Recanto das Letras... 
Achei agora o Blog da Euzébia Noleto... Muito bom! ~> Aspas: antes ou depois do ponto?

Eu ia tirar mais dúvidas, mas me inspirei monograficamente... Então... Cuidar de mim!
Mandem suas dúvidas que eu responderei em outra oportunidade!
Me pediram dicas de vídeos e artigos... 

Espero que tenha ajudado!
=*