Bibliotecária porque eu quero ser!

Ninguém entende bem a minha escolha, perguntam se essa foi minha primeira opção e se quero cursar alguma outra coisa quando terminar aqui... Pois bem, estou terminando... Deixe-me contar como comecei...
Quando eu era pequena a escola sempre nos levava a Biblioteca Pública Benedito Leite para atividades de leitura... Adorava tudo aquilo! Queria ler como elas liam, queria saber contar história como elas faziam. Só que sempre tive dificuldade pra leitura... Ainda hoje preciso ler um texto várias vezes pra entender... Ainda hoje ninguém entende o que falo e todos reclamam que leio rápido demais...
Aprendi a ler tarde, mas amei ler desde que aprendi!
Meu sonho era que minha escola tivesse uma biblioteca com os mesmos livros que via na Biblioteca Pública Benedito Leite... E ela não tinha. Quando eu tava pra sair da escola, (Unidade Integrada São Luís Rei de França), a escola montou uma pequena sala de leitura e eu preferia ficar lá do que na brinquedoteca.
Quando "me mudei" pro Colégio Adventista de São Luís fiquei muito feliz porque lá havia uma biblioteca... Hoje, pensando bem e quase formada, posso dizer que lá não tinha biblioteca, mas tinha uma sala de leitura bem melhor... Bem mais equipada!
Eu estudava a tarde e ia pra lá de manhã só pra ficar na biblioteca... Sempre gostei de lá... Não assistia aula de educação física pra ficar na biblioteca... Enfim, quando tava na 8ª série inauguraram a Biblioteca Ana Augusta em homenagem a um coordenadora muito querida que havia falecido em 2000 vítima de afogamento com um grupo de desbravadores (agora minha dúvida é se o nome da Biblioteca era Ana Augusta ou se era o nome do laboratório ou da quadra de esportes que também foram inaugurados no mesmo ano (2001). Era bem maior, tinha salão de leitura, cabine individual (a outra era só estantes lotadas de livro em uma sala pequena com uma mesa enorme!). Amei!
Passei a maior parte da minha vida escolar na biblioteca... E eu passava tanto tempo lá que a tia abria a porta só pra mim no recreio (a biblioteca lotava na hora do recreio, e a tia fechava porque ninguém ia pra estudar!). Foi em 2003 que descobri que queria ser bibliotecária... Uma amiga minha tinha anorexia e eu passava horas na biblioteca pesquisando pra poder entender. A tia me viu chorando e conversou comigo, fez uma pesquisa na casa dela e me levou no dia seguinte. Naquele dia, quando vi a preocupação dela em me passar uma informação que não havia na biblioteca descobri o que queria fazer: eu queria trabalhar em uma escola, mas não queria ser professora, nem coordenadora... queria ser bibliotecária. Queria (e ainda quero) levar informações às pessoas que precisam dela.
Sai da escola (o pai saiu do emprego e o CASL era salgado demais pra nossa situação financeira) e fui estudar no CEM Margarida Pires Leal (IEMA). Lá, pra minha total infelicidade, a biblioteca era fechada, só abria quando tinha voluntário... E só tinha voluntário pela manhã, eu estudava a tarde, mas fazia 2 cadeiras pela manhã... A biblioteca do IEMA era uma bagunça... Muita poeira, um livro em cima do outro... E sempre que conseguia entrar eu tentava arrumar alguma coisa.
No CASL eu vivia organizando livros e revistas pra passar tempo, e isso comecei a fazer no IEMA... Mas não fiz muito...
Foi no IEMA que descobri que pra ser Bibliotecário tinha que fazer um curso chamado Biblioteconomia.
"Biblio o quê?" - perguntei depois que Irajayna falou que ia fazer vestibular pra biblioteconomia...
"B-I-B-L-I-O-T-E-C-O-N-O-M-I-A" - Soletrou a toda grossa Irajayna - "tu devia fazer também!"
"Eu não... quero trabalhar em biblioteca e não sei nada de economia..."
Eu não fiz vestibular tradicional quando terminei o ensino médio. Fiz apenas o PSG III pra 2005.1 porque já tinha feito o I e o II. Coloquei pra letras, porque tinha certeza de que letras não tinha matemática! kkkkkkk  Não passei, tinha ido péssima em todos... XD
Não fiz vestibular em 2006 porque a gente ainda tava com problemas financeiros... Fiquei mei depressiva... Passava o tempo todo trancada no meu quarto escrevendo cartas e desabafos em minha agenda... 
E em 2007, já tendo uma ideia melhor do que era e prestei o vestibular pra Biblioteconomia, estudei pra caramba e passei. Esse "estudei pra caramba" é uma coisa que nego pra todo mundo até hoje. por 2 razões: sempre achei antipático pessoas que falam que se matam de estudar... E outra porque eu tinha tanto medo de fracassar que achava mais legal as pessoas falarem: "tu não passou, mas também tu nem estudou! Se tu tivesse estudado..." do que elas me verem como a coitadinha burra...
Até hoje quando tenho coisas pra estudar digo pras pessoas que vou dormir, ou que fiquei foi assistindo televisão, ou jogando... Sim, sou estranha...
Engraçado foi minha cara de decepção quando peguei o fluxograma do curso. Tinha lá MTC...
"Porra, eu não quero mais esse curso, tem matemática!!!"
MTC pra quem não sabe é Metodologia do Trabalho Científico... =P
O curso teve matemática, estatística... Mas, só me lasquei em Marketing porque as provas eram quase um enigma! 
Ainda hoje quando falo que fiz vestibular pra letras e que vou fazer letras quando terminar Biblio o povo "manda" eu trancar Biblioteconomia, como se fosse uma coisa que eu não quisesse na minha vida. Quando, na verdade quero Letras pra complementar uma trabalho que amo fazer!
Como na minha monografia vou falar do uso dos jornais do século XIX como fonte de informação, algumas pessoas já me "mandaram" fazer comunicação... Mas da minha vida cuido eu, e eu sei o que quero desde que marquei Biblioteconomia no meu vestibular... desde que a Bibliotecária me ajudou no CASL... Eu quero ser Bibliotecária!
E não importa se não sou apaixonada por um juramento... Eu não passarei mais de 10 minutos falando ele.
E não importa se eu odeio 70% dos autores da Biblioteconomia... Eu tenho visão crítica... Sou uma leitora crítica, posso não gostar de todos! E não passarei minha vida lendo coisas com as quais não concordo... Eu tenho minhas próprias ideias sobre o curso também... Não posso fechar os olhos pra isso....
E não importa as críticas que recebo e receberei por querer ser e fazer diferente... Não importa quanto tempo leve pra conseguir fazer o que eu quero... Não importa quando ganhe pra isso!
Eu quero ser bibliotecária porque eu quero ser!

Comentários

  1. Ow, Sol, quem dera eu me apaixonar assim pela Biblio... Mas minha paixao mesmo é a Psicologia e a lingua portuguesa... Quem sabe eu termino a facu e te encontro por aí felizona por fazer o que gosta? XD

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Crianças.... Eu espero o mesmo amor de vocês por MEU curso... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ANda! (CHIBATA) DIZ QUE GOSTA TAMBÉM!!!! (CHIBATA)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comenta aí! *-*