[Reblogando] Papo de leitora entrevista: Soraya Carvalho*

Mudei a foto principal.
Um lugar que todo leitor ama é com certeza a biblioteca, aquele lugar repleto de livros e silencioso, é maravilhoso não é mesmo? Mas esse local além de ser um lugar de entretenimento e diversão é o lugar de trabalho pra muita gente, hoje vamos entender um pouquinho mais sobre uma profissão um pouco desconhecida, afinal na cabeça de muita gente o bibliotecário é apenas aquela pessoa que organiza os livros e anota os empréstimos, mas a realidade é bem diferente então vamos conhecer o que faz uma pessoa formada em Biblioteconomia?
Quem vai nos ajudar nessa tarefa é a Soraya Carvalho (Blog Bibliotecária Escandalosa), que conheci através de um grupo do face chamado "Blogueiros Amigos", ela é estudante de Biblioteconomia e topou explicar um pouquinho sobre sua profissão, então vamos a entrevista?

  • Papo de leitora: Basicamente o que faz uma pessoa formada em Biblioteconomia?

Soraya: Trabalha com o gerenciamento da informação. Seja ela em meio impresso ou digital, o papel do bibliotecário é tratar a informação de forma que essa chegue até quem a busca. 

  • Papo de leitora: Muitos pensam que essa profissão não é muito útil o que você diz a respeito?

Soraya: Muitos dizem que o bibliotecário não é mais útil pelo aparecimento da Internet, associando a profissão de bibliotecário apenas a uma biblioteca física e a organização de livros impressos. A escassez de profissionais bibliotecários gera esse tipo de opinião. É uma opinião dada pela falta de informação, assim penso eu. Pessoas com mais leitura e conhecimento sabem que o papel do bibliotecário está além da biblioteca, além de um ambiente físico. Existe um bibliotecário que organiza o Google... Sites de buscas também sou bibliotecas e são organizados por bibliotecários. Assim que entrei no curso, me mostraram um site engraçado que mostrava exatamente isso....

  • Papo de leitora: Por que escolheu fazer o curso de Biblioteconomia?

Soraya: Vários motivos... O primeiro o ambiente de trabalho. É muito agradável ficar em uma biblioteca, eu sempre adorei! Depois pelo salário. Bibliotecários ganham muito bem. No decorrer do curso por identificação. Biblioteconomia não é uma área que nos é apresentada de forma correta na escola.
Na verdade, muitas escolas nem nos apresentam. Tanto que quando eu comecei biblioteconomia eu entrei com a ideia de arrumar livros... Depois, na graduação, foi-me apresentada a ideia de organizar a informação.
E na biblioteca a gente faz muitas amizades, a gente aprende demais.
Tem gente que acha que ser bibliotecário é chegar, sentar numa cadeira num canto... Como se o bibliotecário fosse um porteiro que tá ali só pra fechar e abrir a porta... kkkkkkkkkkk
Mas há muito movimento na biblioteca, a informação circula... Passa várias vezes por nós de diferentes formas!

  • Papo de leitora: O bibliotecário pede acabar de alguma maneira influenciando outras pessoas a leitura?

Soraya: Sim! Nas bibliotecas escolares e públicas existem vários projetos de incentivo a leitura.
Biblioteca Móvel, a biblioteca vai até a comunidade mais distante da biblioteca oferecer livros para o povo ler faz atividades com a criança incentivando elas a lerem.
A Biblioteca não apenas disponibiliza livros, mas incentiva o hábito da leitura.

  • Papo de leitora: Qual seria um ponto negativo na sua profissão?

Soraya: O ponto negativo da profissão é que existem muitas pessoas que estão ali sem querer estar. Elas entram no curso pela baixa concorrência, pelos concursos e altos salários, mas não por amor. Essas queimam o filme dos bibliotecários que estão ali de verdade. E por causa delas a nossa profissão não tem um reconhecimento.
Mas assim como médicos, operamos milagres!

  • Papo de leitora: Deixe seu recado pra os leitores.

Soraya: Leiam mais sobre o nosso curso...
Eu ainda tenho dificuldade em apresentar a minha área... É muita coisa!!!!
Mas fiz um blog pra TENTAR apresentá-la da melhor forma possível!
__________________________________