O Biblioestudante e Marocando a vida do usuário - Soraya Carvalho



Olá, meu nome é Soraya Carvalho (me chama de Sol, é mais legal)! kkkkkkk Tenho 25 anos (ninguém acredita, sempre dão mais), nasci e cresci em São Luís do Maranhão (todo mundo pensa que sou de Bacabeira, mas é só minha família). Estou no 10º período de Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão (e meus professores estão doidos pra me ver longe daqui e eu estou doida pra ficar longe de meus professores... Sentimentos recíprocos, saca?).
Fui uma peste quando criança (subia em árvores, fingia de cardíaca quando ia apanhar, tive clube no quintal e adorava me afogar na praia)... Aprendi a ler tarde, na minha segunda 1ª série (sim, sou repetente...) e até hoje tenho dificuldade com leitura, mas adoro ler... Adoro ler comédias!!! Não suporto literatura clássica (sabe aqueles livros que todo mundo diz que adora e você nem suporta de ouvir falar? Pois é...)... Acho que o resto o questionário responde!
Ah, eu tava tão a fim de responder o questionário do Marocando a vida do usuário que eu misturei mesmo!
Ah, porra... tem prof. dr. que faz pior!
Por que eu não?

Um livro? 
"O poderoso chefão"  de Mário Puzzo... Não sou fã de clássicos da literatura brasileira... Prefiro uma boa comédia irlandesa, inglesa ou americana... Sou apaixonada por Marian Keyes e como me custa escolher um livro apenas... Fico com Mário Puzzo! Não é comédia, mas é um excelente livro!
Um filme? 
Sou apaixonada por comédias românticas (essas de hoje nem tanto, mas as mais antigas são o que há!). O casamento do meu melhor amigo marcou minha vida!!! É tudo que eu mais amo nesse mundo!!!
Uma frase? 
"Ninguém atira pedra em árvore que dá frutos!"... Não sei de quem é, nem lembro quem me disse... Mas é "justa e necessária". rsrsr
Antes de entrar para o curso de biblioteconomia, o que você pensava que fazia bibliotecário? 
Eu pensava que ele só ficava no balcão de empréstimo, ajudava na pesquisa e arrumava o livro na estante! E eu gostava da ideia! Pra mim o pessoal da Biblioteca Pública Benedito Leite que fazia atividades de incentivo a leitura eram professores também! Na escola em que eu estudava a bibliotecária era assistente social, se não me engano, e nas outras eram professores ou voluntários... Então eu não tinha uma referência pra me dizer que havia uma graduação pra ser bibliotecário e que as atividades do bibliotecário iam além do que eu ajudava a fazer no recreio.
Que imagem você tem (ou tinha) do profissional de biblioteconomia? 
Acho que o bibliotecário ainda mantem aquela imagem de bom moço forçado. Conheço bons bibliotecários, assim como conheço péssimos! Alguns eu ainda me pergunto porque estão ali, porque passam o tempo todo reclamando do que tem que fazer! Eu percebo que há muito orgulho (não de forma positiva, aquele orgulho de não pedir ajuda, entende? De não aceitar a opinião, de calcular o trabalho pelo tempo de serviço e não pela qualidade... ). Hoje muitos me parecem metidos a inteligente... Quando falo que sou de biblioteconomia, explode aquela necessidade de mostrar que entende mais do que eu e de me botar pra baixo... Eles te enchem de pergunta e dão aquele risinho de "que burra"... Odeio gente assim... E muitos bibliotecários são assim.
O que está achando do curso? 
Cansativo... Eu estou em monografia e não vejo a hora de pegar o canudinho pra poder trabalhar! Eu não sou a maior fã de estudo, mas eu adoro trabalhar e só a ideia de que tá acabando me deixa muito feliz! Eu fui feliz em toda minha graduação, tá, gente? Só que já vou fazer 5 anos de UFMA e cansa demais!!!
Biblioteconomia foi sua primeira opção no vestibular? 
Não, mas sempre foi o que eu queria ser. Meu primeiro vestibular (na verdade PSG) eu pus pra Letras... Só que eu nunca quis ser professora, não dá certo! Eu não sou dinâmica, falo mal, minha leitura é péssima e eu não tenho carisma (Ah, vai, precisa ter carisma pra ser professor... Ok, a maioria não tem, mas não seria bem melhor se tivessem??)... Porém, eu sempre quis ser bibliotecária... Sempre gostei de Bibliotecas e dizem que a gente tem que se identificar com o local de trabalho... A história toda é longa... Sugiro que leia o post Bibliotecária porque quero ser! (Merchan! Merchan! Merchan!)
Como você acha que será quando acabar a graduação? 
Não sei... Eu tenho muito medo... Vejo pessoas que sempre estagiaram em bibliotecas e foram ótimos alunos parados e isso me dá medo. Nunca fui a melhor aluna e tenho pouca experiência em bibliotecas. Eu quero trabalhar em Biblioteca escolar ou universitária, eu gosto de trabalhar com estudantes, eles são mais legais de conversar... Não suportaria o clima de tribunal, de hospital... Bibliotecas especializadas não são comigo! Então, num futuro bem próximo, quero estar trabalhando em uma biblioteca pública, escolar ou universitária no interior. Acho que São Luís tem bibliotecários demais, e eu quero estar onde PRECISAM do meu trabalho em caráter de urgência!
Qual o seu Hobby? 
Eu gosto de escrever, ler e ouvir música... Não tem uma ordem, às vezes faço tudo junto! Sou muito inquieta! Gosto de desenhar também quando não consigo pensar em algo que precisa de respostas (dá raiva nas pessoas que convivem comigo, eu sei...).
Qual o seu maior sonho? 
Honestamente, casar e ter filhos... Eu sei que é ridículo nos dias de hoje... Mas desde criança eu sonho com o dia em que eu possa ter uma casa, um marido e NO MÍNIMO 2 filhos! E eu tô muito apaixonada agora... tô achando que ele é o cara! (3 ANOS, FERNANDO! TÁ NA HORA DE CASAR!)
Está estagiando ou já estagiou em uma biblioteca? Qual? 
Estágio em biblioteca eu fiz só o curricular e em 2 momentos. O primeiro foi no Colégio Santa Teresa e o outro no IFMA. Os dois foram muito bons! Busquei aproveitar o máximo de cada biblioteca. Tentei muitas vezes ser bolsista da Biblioteca Central, mas nunca deu certo
(e hoje dou graças de não ter conseguido =P).
Por que escolheu o curso de Biblioteconomia? 
Por que quero trabalhar em uma biblioteca! Estou sempre lá por Hobby, quero estar por trabalho também! Vai ser um prazer!
Você desenvolve algum tipo de trabalho fora da área de biblioteconomia? 
Tenho um monte de blogs... Mas, destaco o #DOESANGUE, Brasil!!! que é um blog que foca em pedidos e campanhas de doação de sangue, órgãos e medula; e o Liga dos voluntários que visa incentivar o trabalho voluntário... Faço campanhas há 3 anos on line e agora tô juntando uma tchuRma no grupo do facebook Liga dos voluntários-MA pra poder começar a fazer "ao vivo" (interessados, é só ir no grupo!).
Você acha que o campo da Biblioteconomia ainda é visto como um campo dominado por mulheres? 
Aqui no Maranhão a mulherada ainda é maioria, mas fora daqui a gente vê cada gato fazendo biblioteconomia! kkkkkkkkkkkk
A melhor lembrança que tem do curso? 
kkkkkkkkkkkkkkk Um artigo que fiz em 2 horas e tirei 10... kkkkkkkkkkkkkkkkk Aí, uma menina falou assim: "se tu tirou 10, eu tirei 11!" e ela tirou 8. Eu não sou competitiva, mas adoro ganhar quem me mete nessas coisas! Eu não sou de andar me comparando com ninguém (só altura, mas é porque eu sou baixinha e é vitória encontrar alguém menor), mas se a pessoa vem e tenta dizer que eu sou menos do que sou, fico muito feliz em mostrar que não. Não gosto que ninguém fique dizendo: sou mais bonita, mais inteligente, sou melhor que você... Eu não digo isso pra ninguém! Cada um tem seu espaço! O "grã-lance", como diz Duriaux, é conquistar o seu! 
Como você analisa o Mercado de trabalho? 
Em crescimento. Antigamente a gente nem sabia quem era o bibliotecário e hoje ele tá sendo tão solicitado que tem  uma porrada de gente interessada em nos conhecer e em entrar pro nosso time... Aqui no Maranhão é mei fraquinho... Mas é que o povo tem uma visão limitada pra eles Maranhão é apenas São Luís! Ninguém quer saber de ir pro interior... E eu quero! Acho que o papel do bibliotecário é levar informação pra quem precisa. Ok, ganhar dinheiro conta muito, mas no nosso juramento a gente não fala "eu juro ganhar bem e só trabalhar se o salário for alto!" (o povo acha o juramento lindo, mas não atenta pra isso, rapá! Devia ter!).
O que você faz para melhorar a imagem do bibliotecário? 
Nada. Acho que a imagem do bibliotecário não vai ser melhorada por mim, mas por ele. Eu estudo e quero ser uma boa profissional... Não vou passar o resto da minha vida tentando mudar ninguém ou tentando mostrar que somos diferentes do que eles pensam. Farei um bom trabalho, se for reconhecido, beleza! Se não for, não começarei a fazer um trabalho ruim só por isso.
Participa de algum projeto de pesquisa ou extensão?
Não... Queria participar de projetos de extensão, mas era complicado!

Você se lembra da primeira vez que pisou em uma biblioteca?

COEDUC, 3º período, minha irmã lia pra mim enquanto o pai não vinha nos buscar... (ele vinha 15hs e tem gente que não entende porque fico aqui de boa sem comer até de noite na UFMA...)
Você costuma frequentar Bibliotecas? 
Na minha segunda escola (a que eu fiz o 3º período) eu vivia de castigo... Por coisas bestas!!! A professora que não gostava de mim! Eu chegava atrasada, ela me mandava pra secretaria, eu furava o olho de um menino com o lápis, ela me mandava pra secretaria, batia nos outros, riscava o livro dos outros, jogava fora a tandy deles (de raiva porque papai só comprava Kolynos), puxava cabelo das meninas e ficava pendurada na janela (a escola funcionava num casarão perto da escola de música e minha sala ficava no 3º piso)... Enfim! Por causa dessas besteiras a professora me mandava pra secretaria e o povo da secretaria me mandava pra biblioteca. Eu gostava de lá, olhava todos os desenhos dos livros, adorava, mas não sabia ler porque não me deixavam entrar na sala. Fui vítima de bullying! Enfim, desde de antes de aprender a ler frequento bibliotecas e adoro!!! Com o tempo o objetivo disso mudou, eu ia pra ler, depois eu ia pra ficar de papinho (assanhamento) com o Guii, o menino que eu paquerava, depois pra ficar de papinho com minhas amigas, depois só pra ler... E na graduação pra ficar de papinho com o Guii (assanhamento), pra estudar, pra ficar de papinho com o Nando (assanhamento)... E até só pra pensar! Eu adoro sentar no chão da biblioteca, no cantinho do corredor de história... Gosto de sentar ali de noite pra pensar enquanto não dá 19hs (horário em que o trânsito é melhor pra ir pra casa)... Pena que não tem dado pra fazer mais isso...

Você já ficou com livros da biblioteca?
Já... Um livro de matemática da 4ª série e um de historinha... Não conta pra ninguém... segredinho!!! Eu não devolvi pra não levar bronca da bibliotecária!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Qual o maior mico que já pagou numa biblioteca?
Mico é só o que eu pago! Já derrubei o telefone da bibliotecária! Já cai no meio do salão... Já derrubei todos os livros da estante... Já tocaram aquela sirene porque eu tava rindo alto... Já bati boca com outros usuários... Já cai da cadeira... Já brinquei com os atendentes da biblioteca e todos fazem cara de poker face pra mim... E fiquei com um! Já fui flagrada nos pega dentro do acervo... Ah, e tem aqueles micos de menina apaixonada, báaaaaasicos! Como dizem minhas amigas: "tudo acontece com a Sol".

Você é a favor da cobrança de multas por atraso? Por que?
Acho que sem elas o livro não volta pra biblioteca. Meu livro de matemática e histórinhas são exemplo disso.

Qual foi o máximo de multa que tu já pagou?
1 real... e eu chorei.

Você já fez doações de materiais bibliográficos para biblioteca?
Sim, doei livros didáticos e paradidáticos para bibliotecas comunitárias.

Você já ficou com alguém em uma biblioteca?
Já! Várias vezes! É o melhor lugar, sabia? Dá assunto! Fora que o corredor de história e literatura são um pouco escurinhos... Então eu não só fiquei, como já vários... (vi até um casal pra transar!!!) kkkkkkkkkkkkkkkk

Você já se apaixonou por um bibliotecário (a)?
De verdade não...  Mas, de pádizê muitas vezes! Eu nunca namoraria alguém da minha profissão... Acho chato! Vejo aqueles casais que estudaram juntos a vida toda e trabalham no mesmo lugar e não vejo graça na vida deles.

Comentários