domingo, 26 de junho de 2011

Oração

Pai,

muito obrigada por fazer minha vida completa com tua presença.
Muito obrigada pelas bençãos que derramas sobre nós...
Não nos abandone, Senhor...
Continue ao nosso lado fazendo o bem que só tu fazes....

Amém!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coordenadora do Núcleo de Hemoterapia desmente mitos sobre doação de sangue

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda tem 68% de seus doadores pertencentes ao sexo masculino e apenas 32% do sexo feminino. Este dado poderia se justificar pelo fato de que as mulheres ficam inaptas a doar sangue durante a gravidez e no início da amamentação, mas ainda assim o número de doadoras é bem menor mesmo com essa limitação.
A coordenadora do núcleo, Cristina Guimarães do Nascimento, também atribui essa desproporção a alguns mitos que circulam sobre a doação de sangue. Entre eles há, por exemplo, o de que a mulher que está menstruada não pode doar.
- Este é apenas um dos mitos que existem, mas várias pessoas conhecem ao menos um. Isso acaba dificultando a captação de doadores que, por acreditarem nestes mitos, deixam de fazer a doação - explicou.
Outra crença que a coordenadora destacou é o fato de que há quem acredite que é retirado do doador um litro de sangue, quando na verdade o captado é de, no máximo, 450 ml.
- A quantidade que será retirada de sangue dependerá do peso, mas nunca ultrapassa 450 mililitros. Para as pessoas com até 57 quilos será retirado 400 ml e, acima disso, são retirados 450 ml - esclareceu.
O fato de a pessoa ser magra ou aparentar fragilidade também é outro fator que contribui para que alguns acreditem que não possam ser doadores. No entanto, Cristina lembra que não é o porte da pessoa que determina se ela pode ou não ser doadora, mas sim uma taxa é conseguida com a coleta de sangue através de uma espetada no dedo determinando a dosagem de hemoglobina (componente que determina o pigmento do sangue, entre outros).
- Para que a pessoa seja considerada inicialmente doadora deve apresentar 12,5 gramas ou mais de hemoglobina por decilitro se sangue, no caso das mulheres, e 13 gramas de hemoglobina por decilitro de sangue no caso dos homens - explicou ela, lembrando que o peso só determinará a quantidade de sangue a ser retirada.
Há também por parte de algumas pessoas o mito de que doar sangue engorda. O que a coordenadora do hemonúcleo afirmou ser uma mentira, já que o sangue coletado é substituído pelo organismo do doador na mesma quantidade em 24 horas.
- Doar sangue não engorda ou emagrece. A pessoa vai ter o sangue reposto logo, e não há maneira de associar esta reposição a engordar ou emagrecer. O sangue que saiu será reposto naturalmente - disse.

Doações para VR e Pinheiral

O prejuízo à saúde é outra questão que normalmente é divulgada e, segundo a coordenadora, não tem nenhum cabimento.
- Tem gente que acredita que se doar sangue poderá ficar mais enfraquecido, o que não é verdade. A doação não causa nenhum prejuízo à saúde. Além disso, utiliza-se apenas material descartável. Não há nenhum risco em fazer a doação. Além disso, doar sangue nem engrossa nem afina o sangue - afirmou.
Outra questão que gera dúvida e até constrangimentos, em alguns casos, é de que pessoas pensam que serão pagas pela doação - o que não acontece.
- O que o doador ganha pela doação é a satisfação de beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem de seu gesto para sobreviverem - destacou.
Para que a doação seja feita o doador deve ter se alimentado normalmente e evitado alimentos muito gordurosos. O atendimento para doação é de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas.
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda - cujo nome é Doutor Paulo Roberto Alves Arantes - funciona no Hospital São João Batista e precisa de 25 a 30 doações diárias para que consiga atender aos cinco pontos em que fornece o sangue. Hoje o núcleo atende ao Hospital Municipal do Retiro, o próprio Hospital São João Batista, à cidade de Pinheiral e aos pacientes do SUS dos hospitais Hinja e Santa Margarida (ambos de Volta Redonda).

Ministério da Saúde aumentou margem de idade para doadores

Desde do último dia 14 (Dia Mundial do Doador de Sangue), o Ministério da Saúde informou que, agora, pessoas entre 16 e 67 anos poderão se candidatar à doação de sangue.
A ideia é aumentar os estoques de sangue de todo o país, que frequentemente sofrem baixas. De acordo com Cristina Guimarães do Nascimento, o trabalho que já vinha sendo feito na cidade para captação de doadores jovens será intensificado, já que este público é formado por doadores em potencial.
- Certamente vamos intensificar as campanhas para captar jovens, mas ainda estamos nos adequando a esta nova realidade. Como agora são menores que poderão doar, teremos que receber ainda as orientações de como proceder com a captação e todos os demais procedimentos - afirmou.

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre doação de sangue

1. Existe algum risco na doação?
Não. Utiliza-se apenas material descartável. Não causa prejuízos à saúde.
2. Doar engrossa ou afina o sangue?
Não engrossa e nem afina. É um mito.
3. O que se consegue em troca da doação de sangue?
A satisfação de beneficiar pessoas que dependem deste gesto para viverem.
4. A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?
Sim.
5. O uso de medicamentos ou ter se vacinado pode impedir alguém de doar sangue?
Dever ser analisado caso a caso. Antes de doar, a pessoa deve consultar o serviço de hemoterapia.
6. Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?
O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas. Orienta-se ingerir líquidos após a doação.
7. Quem pode doar sangue?
As exigências para doar sangue são: ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde, não ser usuário de drogas, não estar grávida, evitar tem consumido alimentos gordurosos nos dias anteriores à doação e pesar mais de 50 quilos.
8. Qual o tempo entre uma doação e outra?
Homens: uma vez a cada dois meses, e o máximo de doações por ano é de quatro.
Mulheres: Uma vez a cada três meses, e o máximo de doações por ano é de três.
9. Doar sangue pode provocar coceira ou alergia?
Não.
10. É possível fazer uma doação específica para uma pessoa?
Sim. Será uma doação de reposição.
11. Quantas pessoas meu sangue pode ajudar?
Até três pessoas, já que de uma única bolsa de sangue são tirados três concentrados diferentes: um de hemácias (que é usada no tratamento de anemias mais graves), um de plasma fresco (que é usado com pacientes renais, em CTI e em doentes crônicos) e o último de plaquetas (usado em baixa de plaquetas como em casos de dengue hemorrágica).
12. É possível doar sangue depois de ter feito uma cirurgia?
Sim. O prazo é de três meses de espera após a cirurgia de pequeno porte, seis meses para a de médio porte e um ano para a de grande porte.
Conheça o roteiro para doação

1º Realiza-se o cadastro do doador
2º O candidato à doação preenche um questionário
3º O candidato é encaminhado para hidratação oral com 200ml de suco
4º O candidato passa pela triagem clínica. Se considerado apto é encaminhado para a sala de coleta
5º O sangue é coletado em um tempo que pode levar de 15 a 20 minutos
6º O doador faz um lanche, onde recebe um sanduíche natural, achocolatado e um doce.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Independente da cor da calça...



Acho uma graça esses caras machistas que acham que a cor de uma calça e o quanto ela é apertada faz uma diferença louca no mundo...
Falam que atitude é andar de preto, mas que porra de atitude é essa que faz a pessoa se vestir igual a todo mundo... Fico olhando aqueles babacas metidos a roqueiro que usam óculos escuros até de noite... Que chapam seus lindos cabelos longos cheios de atitude e usam suas roupas também coladas, mas, putz, é preto! Tá macho por isso!
E são discursos carregados de preconceitos que tu pensa assim: "bom, se esse machão chegar perto do pobre coitado e indefeso colorido, ele vai enviadar".
Vão ser bestas assim!
Machos de verdade não tem medo de gente...
Machos de verdade não tem medo de diferenças...
Homens de verdade respeitam seu próximo e não tem vergonha disso!
Lembrei agora de uma "música de protesto" do Detonautas...
Poupem-me!
Músicas de protesto fazem protestos de verdade contra coisas que, de verdade, afetam a sociedade... E o nosso problema nunca foi a cor de uma calça, nem letras românticas...
Acho que há coisas mais importantes com que se preocupar...
Acho que em vez de usar música pra falar o quanto fulana é feia e que não pegaria ela de jeito nenhum... Usa-se as mídias para fazer o bem...
Sei lá, usa o espaço que vocês tem pra espalhar o amor... Falem coisas boas, gritem o amor... Respeitem acima de tudo!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Travada

Sabe quando tu tem um monte de coisa pra dizer e não consegue?
Pois é... Ando meio assim...
Queria falar sobre tudo que eu sinto, mas tenho tanta coisa pra esconder!
Aliás, a causa de tanta dor é exatamente essa: eu tenho que esconder!
Mas, eu tô aos pouquinho aliviando aqui e ali... uma conversinha com o namorado, uma reunión com os chegados e tudo vai se resolvendo aos poucos e a pedra que se instalou em minha garganta vai diluindo...
Feliz eu não estou, mas tô tentando ficar...
Aos pouquinhos essa dor vai sair de mim, assim como as lembranças tristes que povoam minha mente insana antes de dormir...
Eu quero dormir de verdade, eu quero voltar a sonhar...
Não quero mais ver a sombra de um rosto gelado, quero apenas a lembrança de um belo sorriso...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Depoimento #prontopostei

Bom, peguei isso aqui no blog do Cawell (Biblioteconomia Maranhense), mas como a moça da foto sou, e como é do meu formspring.me o depoimento... Me achei no direito de publicá-lo porque... Bom, porque ando sem cabeça pra escrever postagem pro blog mesmo! #prontofalei
Segue o post dele que me deixou mais emocionada que minha própria resposta...
Aproveito para salientar que o Cawell me coisou... abusou de mim... disse que eu não ia terminar esse ano... Só porque eu ainda tô sem projeto, tema, orientação...
Ah, e eu coloquei uma foto mais decente também... Lá ele pôs uma que eu tô com pinta de retardada...
Ao Cawell, um pedido: "não deixe o blog morrer... Não deixe o blog acabar...".

Depoimento de Soraia (meu nome é com Y, *&¨%$!) Carvalho, estudante do 8º período de Biblioteconomia: simples, bonito e verdadeiro, resolvi compartilhar pois sempre é bom ouvir depoimentos assim de pessoas apaixonadas pela biblioteconomia
Não, não era o que eu esperava... É muito melhor que isso.
Quando prestei vestibular a única coisa que eu sabia era que eu queria trabalhar em uma biblioteca. Fiz cheia de preconceitos mesmo. Mas, quando tu chega lá descobre que a biblioteconomia não é só biblioteca. Não é só usar um balcão como escuto e esperar alguém pra tratar mal.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu vou concluir o curso esse ano, e descubro diariamente que biblioteconomia não me ensinou apenas coisas pra uma biblioteca, pra uma unidade de informação de forma geral, mas pra mim mesma, pra minha vida, pra meus amigos...
Você deseja fazer mais do que os professores ensinam, chegar onde acredita que ninguém chegou... E reclama a graduação inteira de tua vida pra no final descobrir que gosta de tudo isso... Vai além, você ama mesmo!
Biblioteconomia é um curso apaixonante e se você vai querendo fazê-lo a experiência é melhor ainda!
Grande beijo e boa sorte!

domingo, 19 de junho de 2011

Oração

Senhor, 
muito obrigada pela paz e pela alegria que é Te ter em minha vida.
Abençoe nossos caminhos, livra-nos de todos os males....
Perdoa nossas falhas, ajuda a nos tornarmos pessoas melhores...
Ilumina nossos caminhos, ajuda-nos a caminhar segundo a Tua palavra.
Obrigada pela semana maravilhosa e por consolar nossos corações...
Amo-Tchê!
Amém

sexta-feira, 17 de junho de 2011

De confusões mil um castelo destruí...

Ando tão confusa e egoísta que faço vergonha pra mim mesma o tempo todo...
Minha cabeça tá confusa... Ao mesmo tempo que quero me afastar do que sou agora eu não quero deixar de ser isso... Ao mesmo tempo que quero falar para todos que não estou bem, eu tento esconder meus sentimentos...
Eu sinto tanta dor que não quero que seja vista... Eu disfarço tanto o que eu sinto que parece que eu vou enlouquecer qualquer tempo desse...
Ao mesmo tempo que eu quero correr pra um abraço, eu quero me esconder dele... Ao mesmo tempo que desejo atenção, eu sinto medo de ser inconveniente...
Sinto vontade de chorar, de entender porque certas reações só ocorrem comigo... porque pro resto do mundo tá tudo bem, mas pra mim apenas caras de dor, de confusão e até desprezo...
É assim que me sinto às vezes (todo pré-menstrual, talvez...)... É assim que me sinto agora...
Estou cansada... 
Minha rotina está me machucando e eu quero parar com tudo isso....
Quero obedecer meus olhos que fecham e dormir, como eles pedem...
Sinto muito sono... Sinto muito cansaço... Sinto muita vontade de dormir em meu próprio abraço que preenche tão bem a falta do dele enquanto durmo... Sinto falta dele, mas calo isso pra ver se sinto menos agora...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Lição de lógica...


Eu tava tentando achar essa lição inteirinha como eu a conheço, mas só encontrava trechos, então vou ensiná-los como eu ensinei aos meus amigos, ok?
Deus é amor.
Mas, o amor é cego, então se Deus é amor, Deus é cego!
Meu vizinho é cego.
Se meu vizinho é cego, então meu vizinho é amor.
Pow, se meu vizinho é amor, ele só pode ser Deus, né?
Uau... Sou vizinha de Deus...
Ei, peraê, se meu vizinho é Deus, porque eu não???
Então, tá... EU SOU DEUSSSSSSSSssssssss...
Mas, se eu sou Deus, eu sou amor... se eu sou amor... MEU DEUSSSSSSSS!!!!!!!!!!
EU SOU CEEEEGooooooooooooooooooooo.... 
Autoria desconhecida...  ¬¬

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antonio, Salva nós!!!

Meninas, achei uma oração massa pr'ocês encontrarem namorado... Bora botá Santo Antonio pra trabalhar!!!


Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios.
Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Fazei que eu seja realista, confiante, digna e alegre.
Que eu encontre um namorado que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.
Amém.
FONTE: Minha prece


domingo, 12 de junho de 2011

Oração

Querido Pai de amor,
Ajuda-nos a superar todas as feridas que ficaram abertas...
Ajuda-nos a nos libertar de todos os medos, de tudo que nos prende...
Ajuda-nos a ir além de nossas expectativas...
Senhor, ilumina nossas vidas...
Abençoe a cada um de nós e ajuda-nos no momento do sono... Precisamos de sonhos, precisamos de tua presença e de tua infinita proteção...
Não nos abandone em nossas dificuldades... Ajuda-nos a superar as nossas perdas e respeitar Tua vontade...
É o que te peço, 

Amém.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Agradecimentos...


Agradeço, em nome da Família Carvalho, todas as palavras de carinho que recebemos nesses últimos dias... Agradeço toda a ajuda prestada seja em doação de sangue, na divulgação e nas orações...
Agradeço pessoas que entraram em nossas vidas e ajudaram tanto como se nos conhecessem há anos...
Agradeço toda palavra de conforto que ouvimos agora...
Foram quase 4 meses de luta, agora o Kleyton descansa em paz... Sei que onde ele estiver, ele vai saber do nosso amor "dicunforça" e eterno...

"Em recompensa, o meu Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo." (Filipenses 4:19)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Oração...

Senhor, 

que o meu coração descanse na tua paz, que meus dias sejam melhores e que meus passos sejam guiados por tua palavra...
Que eu não derrame uma única lágrima, nem reclame...
Que eu saiba valorizar cada momento...
Que eu saiba diferenciar e preservar as grandes amizades...
Que meu sorriso não seja apenas um sorriso débil de alguém que parte, sem volta, mas é o único a saber disso...
Que minha companhia seja um dia valorizada...
Que minhas palavras sejam um dia ouvidas...
Que eu tenha mais força na caminhada...
E que eu saiba agradecer mais que pedir...
Abençoe nossas vidas, proteja-nos de todo mal, perdoa nossas falhas e envolva-nos com teu abraço,

Amém.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Oração do perdão (O Aleph )

As lágrimas que me fizeram verter, eu perdoo.
As dores e as decepções, eu perdoo.
As traições e mentiras, eu perdoo.
As calúnias e as intrigas, eu perdoo.
O ódio e a perseguição, eu perdoo.
Os golpes que me feriram, eu perdoo.
Os sonhos destruídos, eu perdoo.
As esperanças mortas, eu perdoo.
O desamor e o ciúme, eu perdoo.
A indiferença e a má vontade, eu perdoo.
A injustiça em nome da justiça, eu perdoo.
A cólera e os maus-tratos, eu perdoo.
A negligência e o esquecimento, eu perdoo.
O mundo, com todo o seu mal, eu perdoo.
Serei naturalmente capaz de amar acima de todo desamor,
De doar mesmo que despossuída de tudo,
De trabalhar alegremente mesmo que em meio a todos os impedimentos,
De estender a mão ainda que em mais completa solidão e abandono,
De secar lágrimas ainda que aos prantos,
De acreditar mesmo que desacreditada.
(Paulo Coelho)