domingo, 4 de abril de 2021

Estamos de mudança

Olá, crianças.

Por uma questão de cansaço em sua essência mais pura, mudei o blog para o Tumbrl e também mudei de nome... Mas não tô escondida.
Eu queria só recomeçar sem toda essa confusão que o antigo nome traz, sabe? Sem precisar explicar que o Bibliotecária Escandalosa não tem nada a ver com curso, área, profissão... É só sobre a guria que fala gritando, é só sobre os sentimentos e a vida dela.
Criei o Estranha Sol pra sair um pouco disso.
Se você sabe sobre o que eu escrevia, gostava e quer continuar acompanhando... Segue lá no Tumblr, no Instagram e no twitter.

Seguem os links: 

Obrigada pela companhia todos esses anos. Eu sempre estarei por aí derramando minhas ideias sem concordância verbal, nominal e cheia de erros de ortografia.

sábado, 20 de março de 2021

Todo relacionamento é uma via de mão dupla

Hoje vamos falar sobre amizades que acabam porque, aparentemente, nós sumimos.
Um fenômeno estranho que acontece mesmo teu (meu) perfil em todas as redes sociais ser o mesmo, público, teu (meu) número estar disponível na capa, nas bios e, aparentemente, você (eu) praticamente ter colocado um outdoor na porta da casa da pessoa dizendo "migs, esse é meu número, se precisar é só chamar" (🎶estamos todos juntos é a turma do pateta e tals🎶). Ou ido lá na casa e colocado "oi" e clicar em enviar pro teu (meu) próprio contato.
Eu, honestamente, não sei o que as pessoas esperam de mim em nenhum tipo de relacionamento. Ninguém pergunta como tô, ninguém inicia uma conversa sem interesse apenas por saudade de conversar (gente, é possível iniciar uma conversa sem desculpas)... Aí quando encontra a pessoa ainda me solta um "VOCÊ não falou mais, VOCÊ sumiu".
MORO NA MESMA CASA DESDE 1989! MEU NÚMERO É O MESMO DA ÚLTIMA CONVERSA!
O povo quer que a gente pergunte por eles, mas nunca nem se deram ao trabalho de perguntar também por nós. Querem que a gente fale com eles, mas nem iniciam a conversa.

Cara, se tu quer falar... Diz "oi".
Relacionamento não é só eu indo atrás de você.
Não é só eu perguntando por ti. Não é só eu indo em tua casa (e nem vou, nem venha na minha... Pandemia, tá?).

Estranhos, vocês tem total liberdade de não falar com quem não quer... Mas dizer que sumiu? Fala sério, né?

Em 2021 ninguém se esconde.

sábado, 13 de março de 2021

Não exponha o teu fundo do poço...

Precisando abrir o coração e no desespero jogou na internet achando que a curtida era apoio, mas não pensou que pode ser "gostei, olha a besta lá sofrendo"?
Manas... Espera a raiva passar, guarda teu luto sem platéia, te ama de verdade e espera passar a dor do fim da tua relação... O mundo não precisa conhecer o teu fundo do poço. Nem todo mundo torce por ti.
Tu não precisa postar foto bebendo 1 hora depois do namoro acabar pra dizer que superou qualquer coisa. Dói mesmo, dói pra todo mundo...
Tu não precisa colocar "luto" pra dizer que perdeu alguém e tá de sentimento (vira até piada a tua foto com luto e os status de festa).
Você não precisa ser uma artista e fingir que a vida tá boa, não precisa fingir que tá bem. Dá pra viver sem expor.

Tomei muitos soros sem foto e consegui recuperar também.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Dica de Filme - Beleza Oculta

 


"Amor, tempo e morte. Essas três abstrações conectam os seres humanos na Terra. Tudo que desejamos, tudo que tememos não possuir, tudo que, no fim, acabamos comprando. É porque, no fim, ansiamos por amor, desejamos ter mais tempo e tememos a morte".
Ficha técnica
Título: Beleza Oculta (Collateral Beauty)
Ano de produção: 2016
Direção: David Frankel
Duração: 94 minutos
Gênero: Drama
Tenho medo de falar sobre o filme e encher quem não viu de spoiler. O filme foi uma indicação do Max e eu tava meio assim de assistir, porque Max tem um gosto duvidoso pra filmes (brincadeira!). Eu amo assistir indicação, eu não sei ver filme se não for indicação ou escolha de alguém, aliás.
Eu vou colocar a sinopse aqui pra não cair no erro de contar mais do que devo, porque eu realmente sou muito perigosa falando sobre filmes, livros... E o gostoso desse filme é perceber as coisinhas que tão ocultas (como o nome diz).
Assiste aí e fica bem atendo aos detalhes.
Depois me conta e indica mais.

Sinopse
Após uma tragédia pessoal, Howard (Will Smith) entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor - algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível, se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder. Morte (Helen Mirren), Tempo (Jacob Latimore) e Amor (Keira Knightley) vão tentar ensinar o valor da vida para o protagonista.

domingo, 17 de janeiro de 2021

10 "corra melhor" para fazer do que ficar cuidando da vida alheia...


1 - Vai pra praia e se for comer caranguejo me chama;
2 - Escreva um diário sobre a própria vida pra lembrar onde tu parou de viver ela;
3 - Estude para virar alguém na vida e não ser apenas um espírito obsessor;
4 - faça caridade! se quer cuidar de alguém, que seja doação e oração;
5 - caminhe! a caminhada ajuda a gente a refletir sobre a própria vida e o calo vai ser uma ocupação pra cuidar depois;
6 - Ouça boas músicas (evite aquelas que te fazem lembrar uma boa fofoca pra ficar chamando os outros em whatsapp);
7 - aprenda novas receitas, principalmente aquelas que tem que ficar perto do fogo mexendo a panela... é uma forma de tá longe de celular;
8 - cuide do filho dos outros ou dos teus se tiver... sempre falam que se você tivesse filhos não teria tempo pra nada, a linha pode ser essa;
9 - vai dormir! dizem que os bebês quando estão chatos é porque precisam dormir, isso pode funcionar com você também;
10- apenas tire um tempo pra se conhecer...
se você passa tempo demais procurando defeito nos outros é porque algo está muito mal com você. se você não consegue ver qualidade nenhuma em ninguém, a falha é muito tua.
eu nunca falei tão sério.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Faz tempo, hein?


Hoje tava pensando em tudo que aconteceu na minha vida no último ano e pensei... Se já não sou quem eu era no começo do ano passado, imagina o quanto mudou 12 anos!!!
E foi por isso que decidi fazer essa postagem um pouco tosca, mas... Bora tentar me reapresentar respondendo sobre quando comecei (3 de janeiro de 2009) e como está agora (11 de janeiro de 2021).
O blog está praticamente sob nova direção, beninas tutu pom!

:: Idade ::
2009 - 22 anos.
2021 - 34 anos.

:: Profissão/Estudo/Ocupação ::
2009 - Eu era estudante de Biblioteconomia, acho que estava no 4° ou indo pro 4° período. Era bolsista na UFMA.
2021 - Hoje sou graduada em Biblioteconomia, já tive experiência em bibliotecas escolares e universitárias, já atuei como secretária escolar (onde fui muito feliz, inclusive). Mas hoje, infelizmente, estou na estatística do desemprego. Aproveitando pra estudar, aprender coisas novas, cuidando da saúde e da família, organizando a vida...

:: Namoro ::
2009 - Eu não tava namorando. Tinha tido uma experiência desastrosa no meu tão sonhado primeiro beijo. Estava começando a me "corresponder" com o Nando, com quem passei quase 5 anos. Nessa época a gente tava trocando scrapbook no Orkut e email Kkkkkkkkkk.
2021 - Eu estou hoje no meu 6º namoro (galinhoooona). Eu e o Felipe já tâmo junto fazem 2 anos e 5 meses. O namoro está sobrevivendo a pandemia, estamos namorando à distância. Por causa da pandemia, o Lipe teve que ir morar com a mãe numa outra cidade. Volta e meia vou lá, ele vem por aqui ver o filho e ficar comigo também. A gente tinha plano de morar junto em 2020, mas aconteceu o que aconteceu com os planos de todo mundo.

:: Amizade ::
2009 - Em 2009 eu dava valor demais aos meus relacionamentos fora de casa. Vivia na casa da Mann (com quem não falo mais), andava pela UFMA com a Raquel (com quem também não falo mais), mas o que eu mais gostava na época era conversar com o Guii e o Duriaux (com quem ainda falo).
2021 - Eu já sofri tanta decepção quando o assunto é amizade que dá até medo dizer que tenho amigos. Mas ainda hoje falo com o Guii (e amo esses momentos). O Lipe, que é namorado, mas é um grande amigo. A Ludmilla e a Thay com quem mantenho um grupo de terapia fake eu considero amigas (ou é o mais próximo de amizade)... a Andressa e a Denise são pessoas com quem também converso muito. Mas ter amizade comigo é praticamente pisar em ovos. Tem dias que eu tô bem dada, dias que eu não quero papo. Quem compreende isso sobrevive.

:: Mora com quem ::
2009 - A casa era cheia em 2009. Tinha Júnior, Isaura, Aninha, Mamãe, Papai, Bolinha, Luck Tina... Volta e meia vovó vinha ficar com a gente também.
2021 - Hoje é só eu, Mamãe, Aninha e Papai. Júnior mora com a namorada, Isaura casou e tem 2 filhas lindas e 2 cachorros... Perdemos a Vó e os cachorros.

:: Filhos ::
2009 - Eu era virgem.
2021 - Abençoados métodos anticoncepcionais. Quero ter um dia, mas lá mais perto dos 40 talvez e se vier.

:: Sonho ::
2009 - Me formar, casar e ir morar no interior.
2021 - Passar num concurso. E não deixar faltar comida em casa.

:: Medo ::
2009 - Nunca namorar.
2021 - Perder meus pais.

:: Livro ::
2009 - O poderoso chefão (eu lia bem mais nessa época... Maldito whatsapp).
2021 - O som do nosso coração

:: Filme ::
2009 - O casamento do meu melhor amigo
2021 - Tudo bem no natal que vem

:: Série ::
2009 - The O.C.
2021 - Grey's Anatomy

:: Música ::
2009 - Numb
2021 - Sou casa

É isso, estranhos... Não consegui lembrar de mais nada pra comparar. Se eu lembrar de mais algo, eu coloco aqui e vou complementando.
Por enquanto é só.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Esse é um post muito pessoal

Eu talvez pareça muito metida à celebridade ao declarar "desculpa, mas não quero falar da minha vida (com você)", mas, na real, tem sido basicamente isso. Tenho sido cercada por perguntas demais a cerca dos planos pro futuro, do meu relacionamento, do trabalho, dos estudos, do que eu tô fazendo da vida... Gente, não interessa. 
Se eu quisesse contar meus planos, eu chegava e contava. Mas tô num momento que prefiro ficar na minha, suave, de boa... Sem expor sonhos, sem falar de planos, sem revelar o que faço offline (porque, graças a Deus, The Sims ainda é offline kkkkkkkk)...
As pessoas não interpretam o silêncio como a resposta mais adequada/educada a qualquer pergunta que não quero responder.
Já se sentiu assim? Sendo cercado de todas as formas. Recebendo até ligações porque não respondeu e tá online? Se obrigando a desligar o celular (ou colocar em modo avião pra continuar ouvindo música) por causa da insistência de alguém que não sabe esperar? Pessoas que as vezes tu não tem intimidade nenhuma te exigindo o teu tempo, ligando de madrugada!!!!
Eu quero ser leve, mas tem sido difícil manter amizades esses tempos... As pessoas exigem muito e estão o tempo todo achando que porque você está online tem que responder, tem que falar com elas... Isso é dodói, gente, é tóxico.
Dêem às pessoas o tempo que é só delas.
Eu bloqueei muita gente ano passado por provocações sobre falta de resposta, eu fechei ciclos de amizade de anos pela exigência de atenção, abri mão de trabalhos... E, digo mais, esse ano tô menos paciente ainda.
As pessoas podem estar online e indisponíveis (pra você e pro mundo). Elas podem estar ali por uma simples obrigação profissional, elas podem estar no momento de lazer delas... Elas podem simplesmente não querer falar com você e, infelizmente, não existe forma delicada de dizer pra pessoa que, né...
Silêncio é resposta.
Aceita.
Cuide de você.
Segue a vida.
Seja leve.

P.s.: o post é sobre minha relação de amor e ódio com um aplicativo chamado whatsapp e o quanto as pessoas acham que são íntimas e podem se meter na minha vida. Não é sobre eu "ser famosa e ter fãs"... Espero que o dodói de vocês não leve pra esse lado.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Criadora de conteúdo


"Ela agora tá desemprega e disse que é criadora de conteúdo".
"Que conteúdo que ela cria?"
"Mirmã, não sei... Olha lá no perfil dela".

domingo, 3 de janeiro de 2021

Feliz 12 anos... feliz?


Dá pra acreditar que já se passaram 12 anos desde a 1ª postagem no blog... E eu tenho falado tanto dele, porque estou voltando a usá-lo e esqueci que fazem 12 anos que essa doidice toda começou.
Lembro que eu escrevia os posts no word, ia pro laboratório de informática da UFMA e passava tudo pro blogger, aí divulgava nos grupos de blogueiros, no Facebook, no Orkut... Quando a coisa ficou mais fácil e eu mudei pra um estágio em que eu podia usar o computador (porque nos estágios tinha aquela coisa de não poder mexer na "grande e disputada máquina") as publicações eram diárias. E seguiram diárias por muito tempo, não sei onde eu arrumava tanto assunto e disposição pra escrever.

Conheci muita gente com o blog. Blogueirxs de outro estados, bibliotecárixs e até gente que [Trecho excluído porque não vale a pena].

Foram 12 anos muito bons... Espero recuperar o ritmo de antes, mesmo que falte disposição pra ficar chamando gente pra ir ver a nova merdinha que eu fiz lá.

Deu saudade.