Dica de leitura - A culpa é das estrelas (John Green)


Tinha curiosidade de ler o livro por causa dos quotes compartilhados diariamente no facebook. Aí aconteceu uma coisa engraçada.... Um guri com quem tava de trelelê ficou respondendo tudo o que eu dizia com "Ok". Mas não era um "Ok" legal... Tava mais pra "Ah, vai te lascar!".
Compartilhando piadas com "Ok", uma menina disse que eu PRECISAVA ler o livro. E isso foi se repetindo, todo mundo dizendo que eu PRECISAVA ler o tal livro... Eu li.
Gostei até certo ponto.
Enfim... Me calo, me calo, me calo...
Leiam o livro!
90% dos meus amigos adoraram tudo nele.

SINOPSE (via Skoob)
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
FRASES (via O Pensador)
"Mas todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa."
"Faltando pouco para eu completar meu décimo sétimo ano de vida minha mãe resolveu que eu estava deprimida, provavelmente porque quase nunca saía de casa, passava ohoras na cama, lia o mesmo livro várias vezes, raramente comia e dedicava grande parte do meu abundante tempo livre pensando na morte."
"- Talvez você queira falar de seus medos para o grupo.- Meus medos?
- É. 
- Eu tenho medo de ser esquecido."
"Passei a maior parte da minha vida tentando não chorar na frente das pessoas que me amavam. Você trinca os dentes. Você olha para cima. Você diz a si mesmo que se eles o virem chorando, aquilo vai magoá-los, e você não vai ser nada mais que uma tristeza na vida deles".
"Às vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convence de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, até que, todos os seres humanos o leiam…”
"Eu passei a minha vida todo tentando não chorar na frente das pessoas."
“Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos."
“Alguns infinitos são maiores que outros…”
“É na liberdade que muitas pessoas encontram o pecado.”
“Sem dor, não poderíamos reconhecer o prazer.”
“Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações."
“Todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa.”
“As marcas que os seres humanos deixam são, com frequência, cicatrizes.”
"Ele registra a morte com fidelidade. Você morre no meio da vida, no meio de uma frase."
“Tenho sentido vontade de ligar para você quase de minuto em minuto.”
“Agora era a vez dele de me ligar. Mas não ligou. Não que eu estivesse com o celular na mão suada o dia inteiro, olhando para o aparelho”.
“O verdadeiro amor nasce em tempos difíceis”.
“Eu gosto de ser gostado”.
“Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai ferí-lo.”
“Você precisa escolher as causas pelas quais vai lutar nesse mundo.”
“As vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem.”
“Estamos todos condenados ao fim.”
“Só o que eu quero é ser o suficiente para você, mas nunca consigo.”
"A tristeza não nos muda, Hazel. Ela nos revela."
"O amor é um grito no vácuo."
"Nem todas as pessoas têm essa sorte de ser muito bom em alguma coisa."
"- Estou sendo insensível?- perguntou o Augustus - Eu posso ser bem cego quando o assunto é o sentimento das outras pessoas."

"Não se imortaliza a perda escrevendo sobre elas."
"— Vamos nos ver de novo? — Claro. — Amanhã? — Paciência, Gafanhoto — aconselhei — Assim vai parecer que você está ansioso demais. — Exatamente. Foi por isso que falei “amanhã”. Quero ver você de novo hoje à noite. Mas estou disposto a esperar a noite toda e boa parte do dia de amanhã…"
"Eu estou apaixonado por você e não quero me negar ao simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizermos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."
"Ela é tão linda! Não me canso de olhar para ela. Não me preocupo se ela é mais inteligente que eu: sei que é. É engraçada sem nunca ser má. Eu a amo. Sou muito sortudo por amá-la. Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas. Espero que ela aceite as dela."
"Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso, e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas".
“O que mais? Ela é tão linda! Não me canso de olhar para ela. Não me preocupo se ela é mais inteligente que eu: sei que é. É engraçada sem nunca ser má. Eu a amo. Sou muito sortudo por amá-la…”
“Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá? Eu sou uma granada — repeti. — Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso, tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. E não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada.”
"Eu poderia imaginá-lo. Eu poderia me lembrar dele. Mas não poderia vê-lo de novo, e me ocorreu que a ambição voraz dos seres humanos nunca é saciada quando os sonhos são realizados, porque há sempre a sensação de que tudo poderia ter sido feito melhor e ser feito outra vez."
"As marcas que os seres humanos deixam são, com frequência, cicatrizes."
"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: Gradativamente e de repente, de uma hora para outra."
“Você não pode simplesmente não falar com seu ex-namorado depois de os olhos dele terem sido arrancados do raio do rosto dele”
"Você diz que não é especial porque o mundo não sabe da sua existência, mas isso é um insulto à minha pessoa. Eu sei da sua existência."
"Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou aqui apaixonado por você. "
"Você está tão ocupada sendo você mesma que não faz ideia de quão absolutamente sem igual você é."