Fonte de imagem: Cinemaniac |
Acabei de assistir a Trilogia do O poderoso chefão... Nossa gente, que coisa linda!
Quantas lições!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
No primeiro filme eu fiquei apaixonada pelo Michael Corleone (Al Pacino)... No segundo, eu fiquei apaixonada por Michael Corleone... No terceiro, eu fique apaixonada por Michael Corleone e chorei cada vez que ele ficava mal...
Aliás... O terceiro filme é terrível!
Muito trágico!
Dos três, não curti muito o segundo... Pois tem um lance de uma hora tá no presente e no instante seguinte, tá mostrando a história da família...
Muita coisa que não vi no livro... Aliás, o terceiro filme só tem coisas que eu não lembro de ter visto no livro (tem séculos que não vejo meu livro, tá?).
O primeiro filme apresenta a Família Don Corleone e o jeito que eles fazem sua lei valer! Apresenta os negócios da família sob os comandos de Don Vito Corleone! (Não quero entrar em muitos detalhes... Esse filme é bom de assistir sem Spoilers mesmo! É, também acho que já entreguei algumas coisas...).
O segundo filme conta a história de Don Vito Corleone e o reinado de simba... Digo, o comando do novo Don... Michael Corleone!
O terceiro filme já aparece o Michael cansado de tudo... Com muito peso na consciência por tantas mortes... E quem assume é o sobrinho dele, Vinnie Corleone...
Eu gosto muito das resenhas do Adoro Cinema, por isso indico elas... Só que elas são um pouco Spoiler! Mas, segue!
O Poderoso Chefão (The Godfather)
1972
de Francis Ford Coppola
com Marlon Brando, Al Pacino
O Poderoso Chefão 2 (The Godfather: Part II)
1974
de Francis Ford Coppola
com Al Pacino, Robert De Niro
O Poderoso Chefão 3 (The Godfather, part III)
1990
de Francis Ford Coppola
com Al Pacino, Diane Keaton
#CURIOSIDADES#
- Francis Ford Coppola e Mario Puzo, autores do roteiro do filme, evitaram a todo custo utilizar a palavra "máfia" nos diálogos dos personagens.
- Um dos cotados para o papel de Don Vito Corleone foi Laurence Olivier.
- Inicialmente, o papel de Michael Corleone foi oferecido a Warren Beatty, Jack Nicholson e Dustin Hoffman, mas todos o recusaram. O ator Al Pacino foi escolhido para o papel.
- Robert De Niro fez testes para os papéis de Sonny e Michael Corleone, mas não conseguiu nenhum dos dois personagens.
- Frank Sinatra também esteve cotado para fazer parte do elenco, no papel de Sohnny
- Durante a cena em que Sohnny (James Caan) e Carlo (Gianni Russo) brigam, Caan realmente quebrou algumas costelas de Russo.
- A presença de laranjas nos três filmes da série O Poderoso Chefão sempre indicava que alguém ia morrer ou que iria ocorrer algum atentado (nem percebi...)
- Marlon Brando, que ganhou o Oscar por sua interpretação como Don Vito Corleone, se recusou a receber sua estatueta em protesto contra a discriminação feita pelo governo e por Hollywood aos índios americanos. Além de não comparecer cerimônia de premiação, Brando enviou em seu lugar uma atriz que se fez passar por uma índia americana.
- Para se preparar para o papel, Robert De Niro viveu durante certo período na Sicília. Ele faz parte do grupo de atores que ganhou um Oscar falando a maior parte de seus diálogos numa língua diferente da inglesa (os demais foram Sophia Loren, Roberto Benigni e Marion Cotillard).
- A língua falada pelos atores nas cenas de flashback não é italiano tradicional, trata-se de uma combinação de diferentes dialetos do sul da Itália. As filmagens de O Poderoso Chefão 2 foram atrasadas por um mês, pois o ator Al Pacino pegou uma pneumonia enquanto gravava em Santo Domingo. Foi rodado em cerca de 104 dias.
- Em O Poderoso Chefão 2 dezesseis personagens morrem.
- Marlon Brando e Robert De Niro foram os únicos atores que ganharam uma estatueta do Oscar pelo mesmo personagem. Brando ganhou o prêmio de Melhor Ator pelo personagem Vito Corleone em O Poderoso Chefão (1972) e De Niro ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, pelo mesmo papel, em O Poderoso Chefão 2.
- A atriz que inicialmente iria interpretar Mary Corleone era Winona Ryder. Somente após a desistência de Ryder que Sofia Coppola assumiu o papel.
- Este é o 1º filme em que Al Pacino e Andy Garcia atuam juntos. O posterior foi Treze Homens e um Novo Segredo (2007).
Uma última coisa... Achei essa tira do Testosterona muito engraçada!
FONTES: Adorocinema.com (Curiosidades da Trilogia O Poderoso Chefão)
Testosterona (21 coisas que aprendi assistinto O poderoso Chefão)
Bacana, só discordei de você ter achado GodFather II o pior. Para mim foi o melhor de todos por que uniu passado e presente com brilho nas atuações. Além disso, foi neste que deu para sacar de verdade o trabalho de fundo da organização Corleone. O terceiro foi só um enxerto, dá para perceber o maior apelo comercial e em entrevista o próprio Coppolla disse que só terminou como trilogia por que in$istiram muito. Ele mesmo admitira que não ficou bom.
ResponderExcluirDeu pra ver que era coisa "inventada"... Eles forçam muito as hi$tória$
ResponderExcluir