Dica de Leitura: Ame o que é seu (Emily Giffin)

Fonte de imagem: Skoob
Olá, pessoas!
Ontem eu falei que semana que vem falaria do livro "Ame o que é seu" no "Dica de Leitura", mas eu terminei ele hoje! TCHARAM!
Ame o que é seu mexeu muito comigo, desenterrou sentimentos antigos, velhos questionamentos... Virou enquete na fanpage (que ninguém se atreve a responder, não sei puskadiquê... Mas responde lá! Você já entrou em um novo relacionamento com a cabeça mais voltada pro ex? )... Escrevi uma postagem sobre Conflitos Internos, passei dias questionando tudo no meu namoro e tô de mal com meu namorado desde ontem, pois baixou a venenosa em mim...
Enfim!

SINOPSE
“Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”.
O tema deste livro deixa aquela pulga atrás da orelha, te faz imaginar como seria a vida se tivéssemos feitos outras escolhas. Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou isso. 
Em Ame o que é seu o leitor encontrará a história de uma mulher (Ellen) dividida entre o amor real e aquele fatídico 'E, se'.
O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um esperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer.
Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.
O desenrolar da história é contagiante, pois a cada página acontecem novas cenas que é quase impossível abandonar a leitura, ou ... não se colocar em seu lugar. (SKOOB)
Acho que na postagem de ontem eu falei muito sobre o livro e deu para vocês sacarem mais ou menos a história (Conflitos Internos).
Eu adorei o livro, super apaixonada por Emily Giffin (amor ao primeiro livro)... Ela escreve de uma forma bem simples, e até engraçada! Assim como Marian Keyes, Emily não me conquistou no começo do livro... Achei ela muito enrolada, muito chata e detalhista... Eu pensei seriamente em abandonar o livro... Demorei muito pra gostar dele. Fui gostar do livro lá pela página 100...
Uma coisa legal na Emily são os constantes questionamentos... São questionamentos direcionados para a personagem, mas acabam sendo pra ti... Será que é tão fácil esquecer o passado? Será que é tão fácil passar por cima do que aconteceu e simplesmente seguir em frente como se nada tivesse acontecido...
O livro me fez colocar tanto "E se" na minha vida, que eu nem sei mais o que eu quero, mas eu curti tanto a decisão da Ellen e o fim do livro, que eu sigo na esperança... (Opa, Spoiler???).
No começo do meu namoro, minha cabeça ainda estava em outro cara... E, quando aceitei ficar com o meu "primeiro namorado" eu era apaixonada por outro cara, o mesmo cara em quem pensei no meu segundo namoro... Ah, porra, pensei nesse cara por 10 anos quase! No meu primeiro "namoro" o que eu sentia falou mais alto e eu só vi o menino depois de nosso primeiro beijo pra ter certeza de que a gente não tinha mais nada. Porque eu ficava o tempo todo no "E se ele descobrir que gosta de mim e decidir ficar comigo? O que eu farei se estou namorando?", daí me livrei do namorado. É muito complicado tu ficar com coisas mal acabadas... É muito complicado ficar com a dúvida... Quando eu comecei meu segundo namoro (que tá mais pra primeiro, já que esse não foi só teoria), eu esperei me apaixonar primeiro, mas em vários momentos eu apareci com as coisas mal resolvidas....
Aprendi que isso acontece e o importante é não darmos a isso a importância que não tem!
O que interessa não é o que poderia ter sido, mas o que acontece de verdade!
Enfim, antes que eu fale demais... =P
Essa é a nossa dica de leitura! O livro tem versão de bolso e é baratíssima! (Menos de 10 conto)
Espero que cês gostem também!!!

FRASES
“O amor é uma soma de nossas escolhas, o vigor do nosso compromisso, o laço que nos une.”
“Às vezes, um final feliz é simplesmente impossível. Não importa o que aconteça, eu vou perder algo, alguém. E talvez seja nisso que se resume tudo. O amor, não como uma manifestação de paixão, e sim como uma opção pelo compromisso com algo ou alguém, sejam quais forem os obstáculos pelo caminho. E talvez, ao fazer essa opção vez após vez, dia após dia, ano após ano, diga mais sobre o amor do que nunca ter de fazer escolha alguma.”
“O que me faltava aprender, no entanto, era que as coisas raramente são tão perfeitas e certinhas como aquela historinha de brilhar os olhos para se assistir sentado no sofá. Com o tempo, eu perceberia que, quase sempre, nessas histórias de casais há um tipo de licença poética, um toque de romantismo, que com o passar dos anos acaba adquirindo certo brilho. E, a menos que você tenha casado com seu namoradinho do colégio (às vezes, mesmo nesse caso), geralmente existe um passado menos glorioso escondido em algum canto. Há pessoas, lugares e acontecimentos que o levaram até um relacionamento definitivo. Pessoas, lugares e acontecimentos que você preferiria esquecer ou, no mínimo, fazer de conta que nunca existiram. No final, você poderia colocar um belo rótulo em tudo como acaso ou destino. Ou poderia então acreditar que faz parte da vida. No entanto, seja qual título der, parece que todo casal tem duas histórias: uma editada para ser assistida no sofá; e uma versão sem cortes, que é melhor deixar pra lá.”
“Sempre que houver escolha, haverá dúvida.”
“Começa que é impossível não comparar. Quando você se encontra diante de uma encruzilhada, não dá para deixar de considerar a outra direção. Especular como sua vida poderia ter sido.”
“Eu não iria esquecer daquele momento tão cedo, daquele aperto na garganta ao rever o semblante dele. Por mais que eu desejasse desesperadamente esquecer. Principalmente porque eu queria esquecer.”
_____________________________
♫ Mr. Jones - Counting Crows